The Arthur Companion

Blogar no fim de semana do feriado dá uma preguiça... vou deixar um comentário curto sobre o que estou procurando no momento, se acho mais informações que valham a pena trazer para o blog escrevo ainda no feriadão.

Já comentei para vocês sobre o baralho de RPG que comprei, o Camelot Legends. Desta vez estou caçando um livro, que embora não seja uma referência 100% serve para puxar assunto: o guia de RPG chamado "The Arthur Companion".

Este livro é, básicamente, um dicionário sobre a lenda arturiana. Ele menciona personagens, lugares e eventos, para servir de fundamento particularmente aos jogadores de RPG de mesa; a questão é que o livro ganhou dimensão maior ao usar referências conhecidas como os textos de Malory (na versão de Caxton, que é a que eu uso também) e algumas coisas do Chrétien.

Encontrei algumas críticas meio fuleras sobre o livro. O que colocam como principal defeito é ter usado como referência uma única fonte, e como isso não servir como verdadeiro guia dentro do mundo arturiano; mas eu acredito impossível consultar absolutamente todas as referências cabíveis, ainda se consideramos a diferença entre o Arthur lendário em todas suas fases (Nennius, Boron, Malory, Chrétien e tantos outros) e o Arthur histórico, já tão comentado em documentários recentes sobre as excavações em Tintagel e outros pontos da ilha británica.

Eu acho que o barato da lenda é esse, que dependendo quem você for ler, é possível encontrar outras versões do mesmo conto. O Rei Arthur já apareceu em textos como herói de cada ponto na Inglaterra, até de lugares que estiveram em guerra uns com os outros! Todo mundo precisa de um herói, uma referência, e o ideal arturiano de nobreza tem uma empatia que o torna fácil de cair na simpatia dos reis históricos, fazendo Arthur seu parente distante, parte da linhagem do seu próprio sangue. Assim, mito, lenda e realidade se misturaram muito, particularmente nos textos como o de Nennius, que mencionei acima, e em outro post.

Bom, voltando ao livro que estou buscando, é da autoria de Phyllis Ann Karr, autora de outros trabalhos sobre a "materia da Britania". A segunda edição do livro foi publicada pela Green Knight Publishing em 2001, e dá para conseguir algumas edições do livro pelos sites de fora que todo mundo já conhece.

Bom se acho alguma coisa sobre o conteúdo do livro que possa comentar, escrevo disso até o fim do feriado, senão, bom feriado pra cês e até a semana que vem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Parabéns pelo Blog...
Gostaria de comentar também que espero uma postagem sobre RPG, em especial o Pendragon e o Pendragon Campaign. A obra maxima do rpg na lenda arthuriana.

Pode conferir a resenha em:
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=66255

e o maravilhoso suplemento Great Pendragon Campaings que narra todas as aventuras possivies ao longo de 80 anos do reinado de Uther até Arthur. veja:
http://www.abreojogo.com/2006/08/arthaus_lanca_campanha_arturiana_com_que_passaras_anos_a_jog

Wally disse...

@ Anônimo/a: Obrigado! De fato a saga do Pendragon é muito, muito interessante e renderia um post exclusivo. Ainda assim, não estou muito inserido no mundo do RPG, e não publico sem pesquisar, sem conhecer. Somente falo o que posso justificar, o que tenho fundamento; não é minha idéia simplesmente traduzir o que possa ter em outros sites, e escrever sem pesquisar é uma falta de respeito com o leitor que não vou cometer. Mas não perca a esperança, quem sabe esse material todo não cai na minha frente e acabo postando sobre ele?
Obrigado e volte outras vezes!