Meu Pequeno Exército

A estas alturas todos os visitantes do blog devem saber o que ganhei no Natal. Eu falei há um par de meses sobre a série de bloquinhos de montar "King Arthur Legends" lançada pela Megabloks, e nesse post mencionei como o brinquedo, apesar de ser apenas um brinquedo, conseguia expressar muito bem certas particularidades da lenda arturiana. O kit lembra muito o estilo "Lego", embora as peças sejam muito mais premoldadas, quer dizer, são poucas peças e encaixam sem muita variação na posição. Isto não representa um problema, já que falamos de uma série de kits que querem representar uma cena específica, certo?

Embora a qualidade do plástico seja levemente inferior à utilizada pela Lego, as peças tem ótima qualidade, sem rebarbas no plástico, sem pontas cortantes nem mal acabadas. Quando digo que a Lego tem qualidade superior falo do brilho das peças e do encaixe mais exato entre as peças, mas por isso também os Lego custam tão mais caros que os conjuntos da Mega Bloks. Outra evidência disso é que algumas peças tem pequenas falhas de pintura, mas nada que tire o brilho do brinquedo e muito menos ainda a vontade de brincar. As peças ainda mostram um detalhe espantoso, como as cotas de malha dos cavaleiros, ou os rebites das armaduras dos cavalos.

Uma coisa que o Lego deve ficar com uma inveja absurda da Mega Bloks é da mobilidade das figuras. Quando peguei os cavaleiros na mão e começei a brincar de ajustar a posição, vi que tinham ombros, cotovelos, joelhos, cintura e até tornozelo articulado! Isso dá uma liberdade absurda para posicionar os cavaleiros nas posições mais bizarras. Olha estes exemplos:


Sir Gawain a caminho do encontro com o dragão.

Sir Kay literalmente caindo do cavalo ao desviar de um ataque.


Marion acabou compondo um conjunto ao comprar não somente o kit 96113 (Gawain Dragon Duel), como também dois cavaleiros avulso: Sir Kay (96105) e Breunor (96104). Devo admitir que nunca ouvi falar do Breunor antes, porém tem toda a cara der aparecer como um cavaleiro dentro do universo do Malory. Já o Sir Kay é um velho conhecido, encrenqueiro por excelência.

A coleção completa inclui outros momentos e lugares épicos, incluindo o ultimamente badalado Glatisant e seu confronto com Sir Lamorak, ou Sir Lancelot duelando na ponte. Cada kit inclui cavaleiros exclusivos, portanto para coleccionar todos os cavaleiros é necessário adquirir todos os kits (os cavaleiros dos kits não são comercializados avulso).

Para facilitar o confronto, todos os kits trazem cavaleiros "do bem" e cavaleiros "do mal". Enquanto os cavaleiros "do bem" são membros da távola redonda e seguidores do Arthur, os cavaleiros "do mal" são aliados de Mordred. Faz bastante sentido. Obviamente, existe uma identificação simples entre cavaleiros do bem e do mal: as armaduras dos seguidores de Arthur são cinzas, em alusão aos cavaleiros de armadura prateada e brilhante. Já os cavaleiros "do mal" usam armaduras marrons, provavelmente apenas para fazer referência aos Dark Knights, como o Cavaleiro Negro. E não, Batman não é cavaleiro de Mordred.

Existem ainda dos kits enormes, os principais: O castelo do Arthur (que inclui a figura do Rei Arthur), e um navío de guerra do Mordred (que logicamente inclui o Mordred). Para mais detalhes dos kits, recomendo visitar o site da Megabloks:

Castelo do Rei Arthur
Navío de Guerra do Mordred

Como comentei, os cavaleiros estão separados em duas facções, seguindo Arthur ou Mordred respectivamente. A lista de cavaleiros segue abaixo:

Rei Arthur
  1. Sir Lamorak
  2. Sir Geraint
  3. Sir Gaheris
  4. Sir Lancelot
  5. Sir Percivale
  6. Sir Galahad
  7. Sir Gareth
  8. Sir Bedivere
  9. Sir Bors
  10. Sir Gawain
  11. Sir Kay
  12. Sir Tristan
Mordred
  1. Melehan
  2. Melok
  3. Claudas
  4. Malegant
  5. Agravain
  6. Skarsgar
  7. Breunor
  8. Garlon
  9. Bertilak
  10. Newtres
  11. Melwas
  12. Lucius
Depois dessa lista, me senti um pouco mal por não conhecer os nomes dos vilões. Para não dizer que passei em branco, conheço o Rei Claudas, Malegant, Agravain, Melwas e Lucius, embora os dois últimos só de ter ouvido no meio de um monte de nomes. Cabe mencionar que cada cavaleiro tem um escudo único, portanto basta olhar a heráldica do cavaleiro para saber quem ele representa. Achei isso muito bacana!

Eu senti falta do Sagramor, mas até aí tudo bem. Se formos ficar mais exigentes, não tem nenhuma presença feminina (Guinevere, Morgana, Nimue, Dama do Lago, etc). Curiosamente, no site da Megabloks não aparece menção nenhuma sobre como montar a coleção para ter todos os cavaleiros. O kit do castelo do Arthur até inclui a távola redonda, com direito a lugar para 12 cavaleiros e seus nomes escritos, mas fica a sensação que mesmo comprando tudo o que tem disponível ainda falta coisa.

Pesquisei um pouco mais na internet, e descobri um kit que nem consta no site da Mega bloks, acreditam? Vejam as fotos deste encontro de colecionadores. A última foto da primeira página mostra o kit 96123, com o nome de "Merlin's Lair". Na página seguinte mostra o kit em detalhe. Nunca tinha visto esse kit antes... será que somente é vendido fora?

Somente posso dizer uma coisa: Adorei meu presente. E não sai de cima do computador, travando uma batalha épica de proporções únicas!

Até a semana que vem!

3 comentários:

Marion disse...

Amor, fiquei muito feliz quando vi seus olhos brilhando quando vc abriu o presente. Que bom que o presente te agradou e te surpreendeu. E fico bem contente quando noto que a cada dia os seus cavaleiros estão em uma pose diferente, acho divertido você alterando o cenário do brinquedo com freqüência. :)

Espero te ajudar a conseguir a coleçao completa! Este é apenas o comecinho.

Beijinhos! :)

Pedrita disse...

realmente eu tinha lido o post da marion e achei q vc ia fazer um post sobre e estava curiosa. divirta-se. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Muito legal! Eu vi na loja antes do natal e lembrei de vcs. Deve ser mesmo um brinquedo bem feito, pelas fotos, e bem pensado, não são só os personagens principais jogados ali. E eu imagino o tamanho que deve ficar essa coleção depois de completa!
Ah, e hoje o Lego não é mais como antes, aqueles bloquinhos de montar. Todas as peças são específicas pra montar uma coisa só...
Beijos!