Algo no horizonte

Ah... o nosso Arthur, na boca de todos novamente. O entusiasmo me invade, como uma febre queimando. A sensação de que alguma coisa grande está para acontecer.

Sim, vem coisas novas, das quais sabemos pouco, mas a antecipação é muita. Vamos colocar ordem nos poucos fatos que encontramos na internet, e com a ajuda de vocês provavelmente encontremos mais algumas coisas.

Primeiro, filmes. Acontece que o Guy Ritchie (diretor do Sherlock Holmes com o Robert Iron Downey Jr.) foi convidado a dirigir um longa chamado Excalibur. Este filme é idéia do Warren Ellis, quem já trabalhou na Marvel produzindo uma série de HQ também chamada de Excalibur. Tudo bem, o HQ era sobre mutantes dos X-Men que formavam um grupo chamado Excalibur, e cujo líder era o Capitão Britain. Mas... o filme não é sobre mutantes. A idéia por trás do filme é o encontro dos cavaleiros, e como eles foram parar na távola redonda.

Não sei muito se devo / posso acreditar, já que a fonte são os sites de fofoca artística, mas até aí sempre tem uma pontinha de verdade. O que sabemos ao certo é que Mr. Ritchie anda ocupado com o segundo filme do Sherlock, portanto tem outras coisas na cabeça no momento, e este projeto não deve sair tão cedo. Por enquanto, quem segura a idéia é a Warner.

Falando em Warner, parece que estão com uma febre arturiana, já que planejam bancar também uma refilmagem do sensacional "Excalibur" de 1981, que comentei quase um ano atrás.
Aqui que as informações ficam confusas. As diferentes publicações na internet (entre Agosto e Dezembro de 2009) falam do Brian Singer como diretor convidado para uma refilmagem do Excalibur de 1981, e colocam o Warren Ellis como autor. Já notícias mais novas (por volta de Março deste ano) falam do Guy Ritchie, e que não teria relação com o filme de 81. Então, a pergunta é se a Warner de fato está metendo a cara em dois filmes arturianos, ou se é tudo fofoca confusa... Só com o tempo e notícias oficiais da Warner que saberemos o que está rolando de fato.

Mas ainda assim, temos outras novidades para ficar ansiosos. Pela primeira vez um canal americano vai produzir conteúdo para TV sobre a lenda arturiana; o canal / produtora Starz não só deu luz verde para o projeto, como soltou alguns nomes dos atores que participarão da minisérie. Esta produção tem por nome "Camelot", e terá dez episódios. O bom dos seriados curtos é que geralmente podem se preocupar mais com o resultado, sem muita enrolação para fazer os 24 episódios de praxe de qualquer seriado convencional. Podemos esperar novidades ainda, mas está previsto para chegar às TVs na primeira metade de 2011. Vão alguns nomes para ficar animados:

- A produção ficou nas mãos de Graham King (The Young Victoria, Gangs of New York, The Aviator), e como se fosse pouco ainda tem o Morgan O'Sullivan e o Michael Hirst, ambos produtores do "The Tudors".
- A linha narrativa do seriado pega o texto de Malory, considerado sem dúvidas "A" referência sobre o periodo romântico das lendas arturianas. Romântica no sentido medieval da coisa, escrever romances, ok? Eu ainda gosto mais do Chrétien de Troyes como romancista, mas gostos são gostos!

- Eva Green no elenco. Isso já é motivo para assistir. Esses olhos fulminantes no "Cruzada" são inesquecíveis. Aliás, ela fará o papel de Morgana... Feiticeira com essa estampa é um perigo por sí só. Lembram?


- Mais elenco: o Joseph Fiennes fará o Merlin. Para quem não sacou quem ele é pelo nome, é o protagonista do agora extinto seriado Flashforward, e vimos ele no "Shakespeare Apaixonado" e "Elizabeth". A ficha é boa.

- Os papéis do Arthur e a Gui, numa visão bem jovem da coisa, ficaram nas mãos de Jamie Campbell Bower e Tamsin Egerton, respectivamente. A cara do Jamie não me diz nada, mas já esteve em "Crepúsculo" no papel de Caius, e no "Harry Potter and The Deathly Hallows" como Gellert (Geraldo) Grindelwald. Já a Tamsin fez teatro, alguns filmes e TV; entre os filmes fez o papel de Katrina no Eragon. Lembram dela? Não. Ninguém lembra, porque as cenas dela foram cortadas da produção final. Mas, ela fez o papel da jovem Morgana em Brumas de Avalon; sim, era ela a menininha aos prantos quando separou do Arthur, ambos cheios de tranzinhas. Não que isso tenha muito a ver, mas todas as fotos dela na internet mostram que tem um cabelão de donzela medieval :-)

- O seriado será produzido na Irlanda, onde HBO produz "The Tudors", e onde a mesma HBO está produzindo atualmente "Game of Thrones". Palco tem, só tem que ver se vai rolar reciclagem de cenários... de figurinos com certeza vai ter. Vamos prestar atenção nos figurantes!

- O projeto é ambicioso. Nas palavras do Graham King, "o canal quer produzir seriados com qualidade de cinema para a TV", e "quer contar a lenda universal de Camelot em escala global". Espero que consiga sem deturpar muito. A Morgana é uma das deturpações que vou deixar passar, afinal Morgana não era bonita... Dessa vez passa.

Contei básicamente tudo ou mais do que se sabe por enquanto, mas quem quiser pode ler da fonte neste link.

Finalmente, e mais perto do que todo o que escrevi acima, temos a terceira temporada do seriado "Merlin", que começou as filmagens em Março. Há muita especulação sobre os rumos da história no seriado; as perguntas mais recorrentes são se Morgana vai voltar (tomara!), se o Uther vai morrer, e se o Arthur vai ter coragem de pegar a Gui. É, coragem.

Se espera que o seriado volte para as telas em Setembro, já que foi em Setembro de 2009 que estreiou a segunda temporada; mesmo assim não tem data confirmada por enquanto.

Ansiosos? Ansiosas? Eu com certeza estou.

Até o próximo post!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parece bacana a minissérie... Vamos ver se não vão romancear demais :)

Ah, no site dos Armoreiros diz que eles fizeram uma parceria com o Medieval Brasil (inclusive tem lá o mesmo link quebrado que eu tinha, como referência), será que é o mesmo grupo mesmo?

Beijos!

Mara Sop disse...

Putz, agora me deixou ansiosíssima pra ver essa minisserie... Será que demora? Será?

*roendo os dedos pq as unhas já eram*

Wally disse...

@Rê: Acho que sim, acho que são o mesmo grupo, ou quase! Provavelmente os mesmos integrantes, já que todas as referências acabam apontando aos armoreiros... mas, quem sabe né?
E pelo seriado, acho difícil superar o estrago que fizeram com o Merlin...

@Mara: Podemos esperar novidades para o primeiro semestre de 2011. Acho que até lá as unhas cresceram... e usa uma lixa, unhas roídas ficam feias!! heehee

Obrigado pelos comentários!!!