Esportes!

É, nesse mês todo mundo fala da Copa do Mundo de Futebol, mas... O que será que nossos heróis jogavam?

Gooooooollllll!!!!!!!!!

Claro, os famosos torneios de cavaleiros! Tanto é que foi em um desses torneios que o jovem Artur foi revelado herdeiro do trono da Britania. Mas, como funcionavam esses torneios?

As descrições que encontramos nos textos arturianos são um tanto quanto confusas, mas em linhas gerais, tinham dois lados se enfrentando. A descrição que vemos nos livros não bate muito com a que temos hoje, de dois cavaleiros correndo um contra o outro com as lanças em riste. Já que estamos falando disso, o riste é uma extensão ou melhor dizendo uma peça rebitada no peitoral da armadura, onde se encaixava a lança. Mais detalhes aqui.

Como vinha falando, nos textos de Malory os torneios eram uma bagunça. Era uma batalha campal, com um lado defendendo e outro atacando, e invariavelmente o lado onde estivesse o Lancelot ganhava. Pena do resto, né? Não devia ter muita graça.

Vocês sabiam que estes torneios de cavaleiros, como vemos nos seriados e filmes, acontecem ainda hoje? Tudo bem, de forma teatral, mas ainda existem. E acho que o maior deles é o Kaltenberger Ritterturnier na Alemanha, que este ano será do 9 ao 25 de Julho.

Tudo começou quase 40 anos atrás quando Luitpold, príncipe da Bavaria e bisneto do grande rei da Bavaria o Ludwig III, foi para Inglaterra e viu um torneio de cavaleiros. E disse para sim mesmo que queria fazer a mesma coisa na Alemanha; assim, chamou os cavaleiros ingleses e mais uma turma na Alemanha para fazer o torneio. O local escolhido foi castelo de Kaltenberg, datado de 1292, no meio de um denso bosque celta.

Este torneio cresce cada vez mais a cada ano que passa. Hoje inclui eventos diurnos e noturnos, com bandas que tocam melodias medievais, reproduções da vida nessa época, e os torneios, que são particularmente realistas. Violentos, até. É inacreditável como esses caras se batem para valer. Depois passem no site para ver alguns vídeos.

Para que tenham uma idéia de como o negócio é sério, os cavalos são treinados todos os dias por no mínimo dois anos antes de ir ao público. Estes cavalos são verdadeiros artistas de cinema, e com certeza já os viram mesmo sem saber que eram de Kaltenberger. Nas costas destes cavalos já montaram Salma Hayek (Bandidas), Matt Damon e Heath Ledger (Coração de Cavaleiro), Milla Jovovich (Joan D'Arc), e participaram dos seriados Merlin e As Brumas de Avalon, entre outras produções. São verdadeiros cavalos épicos, furiosos e temíveis cavalos de guerra.

Não vou contar mais nada. Vão agora ao site e se divirtam!

http://www.ritterturnier.de/

Até o próximo post!

4 comentários:

Anônimo disse...

Queria ir numa dessas "vilas" :)

Aliás, o episódio 18 da 6a temporada do House ("Knight Fall")começa com um torneio desses, numa dessas vilas medievais simuladas... chegou a ver?

Beijos!

Marion disse...

Estes cavalos são lindos! Ah, eu também queria conhcer estas vilas dos torneios!

Beijos

Anônimo disse...

Olá! Eu estive na Europa onde passei um tempo fazendo intercâmbio e conheci alguns grupos, realmente é maravilhoso! Trouxe tbm um jogo bem legal, não sei se já jogou, chama-se "Shadows Over Camelot" e joguei aqui em Sampa apenas 4x. Quem quiser se juntar a nós na távola redonda será bem vindo! edy_zerbetto@yahoo.com.br

Wally disse...

@ Rê: das vezes que fui para Alemanha, nunca consegui fazer coincidir as datas para ir a Kaltenberger. Ainda vou ter que fazer isso. E não vi o House, na verdade não assisto House... tem que ver onde aconteceu o episodio, não foi no Medieval Times?

@ Marion: Esses cavalos são formidáveis. Deve ser apavorante ver esses cavalos gigantescos de perto.

@ Edy: Claro, por que não? Te respondi por mail!

Obrigado pelos comentários!