Ano novo, livros novos

Ontem estava passeando no shopping, e aproveitei para trocar um cupom de desconto que ganhei no Natal. Estava quase passando pelo caixa quando parei para olhar os pocket books (aqueles com qualidade de papel e impressão similar ao jornal), e me deparei com uma edição do "The story of King Arthur and his Knights", livro de 1903 escrito e ilustrado por Howard Pyle. Comentei sobre a existência deste livro e outros do autor em um post de 2009. Como este livro não tem mais direitos de cópia, está disponível para download gratuitamente no arquive.org, junto com os outros livros da saga.


O livro que comprei (mesmo sendo um pocket book) remete a uma edição aniversário de 100 anos da publicação original, e inclui todas as ilustrações (não muito nítidas, mas estão todas lá).

Enquanto pensava sobre este livro, me deparei com uma questão sobre a natureza do meu blog, e as razões para não ter atualizado mais frequentemente. Concordo, estamos no primeiro fim de semana para valer de 2012 (e em teoria dentro do prazo), mas isso não quer dizer que possa garantir um post por semana. Creio que a causa mais real e válida para a falta de atualização no blog é a distância entre nossa realidade do dia a dia e o conteúdo histórico. As redes sociais tem fomentado enormemente a troca de fotos, videos e comentários entre as pessoas (o que acho ótimo), e viraram um registro das nossas vidas, um dia de cada vez. Enquanto isso, a história é estática; ela não manda videos para a gente, nem fotos, nem dá um "curtir" no que a gente faz. A história precisa que a gente procure por ela. Esse "insight" me fez pensar que no fim das contas, é natural que não consiga blogar, se não separar tempo para a leitura dos livros ou caçar material para o blog. Uma coisa leva à outra, é implícito.
Então, a equação ficou bem mais simples: basta ler e me enterar das histórias para que possa trazé-las até o blog, e em consequencia até vocês. Tenho que ler mais, é fato!

Bom, resumindo: agora estou com o livrinho do Howard Pyle, e vou aproveitar essa leitura compartilhando cada página com vocês. Não literalmente, mas deixando meus comentários sobre o texto.

Aproveitando e encerrando o post de hoje, encontrei um velho amigo na livraria, com quem passei momentos muito divertidos e emocionantes: Uthred de Bebbanburg. É, já tem um livro novo dele lançado em Outubro de 2011 e ainda sem tradução ao português, com o título original de "Death of Kings". O nome é um certo spoiler, porém esperado dentro do contexto para quem vem acompanhando a saga que começou em 2004, 5 livros atrás. Neste sexto livro, podemos esperar pelo fim do Alfred The Great, e o quebra-pau geral em Wessex com os nórdicos decididos a (re)conquistar estas terras férteis. Vai ser um livrão, tenho certeza!

E vocês? Que leituras tem planejadas para esse comecinho de ano?

Até o próximo post!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sempre admirei como você consegue arrumar tanto assunto pro blog e como cada post envolve tanta pesquisa e estudo - ou seja, TEMPO! Mas todos sabemos que tempo livre é artigo de luxo hoje em dia. E se os posts fossem quinzenais? Pela qualidade deles, acho que todos vão perdoar, rs!
E que saudade do Uthred! Pena que sou péssima pra guardar detalhes de livros lidos e já esqueci um tanto da história. Seria ótimo reler tudo um dia, quando a saga estiver completa nas minhas mãos.
Beijos!

Wally disse...

@Rê, eu também guardo muito pouco dos livros e até dos filmes que vi. Olhando isso pelo lado bom, posso ler tudo de novo e me surpreender, risos...

E sim, o tempo é rarefeito hoje em dia. E posso dizer que a admiração é recíproca, pelas tuas aventuras com seus filhotes de gente.

Obrigado pela leitura!