Bichinhos

Eventualmente as pessoas que se esforçam para manter um blog enfrentam crises de criatividade. Parece que o assunto foge, e não vem nada na cabeça. Nessas horas, cada pessoa tem uma saída diferente para encontrar um assunto para escrever; algumas procuram ler, ver tv, ficar na internet, sair, cinema, enfim, procuram alguma atividade para trazer assunto.

Eu não tenho essa necessidade de procurar fora de casa, já que tenho uma musa inspiradora ao meu lado. Nada como perguntar para a Marion sobre o que posso blogar quando está pegando no sono; consegue ter as idéias mais criativas que eu com certeza não poderia imaginar sozinho.

Eis que essa foi a situação uma destas noites. E depois de perguntar para ela sobre o que poderia blogar, me respondeu, entre dois bocejos, qual o nome do cachorro do Rei Arthur.
Bom, pensei. Claro que a corte de Camelot tinha cachorro. Tinha muitos, aliás. Mas dai a ter nome era meio difícil, já que nessa época os animais não eram vistos como criaturas de estimação, apenas como bichos úteis para algum propósito, e no caso dos cachorros eles eram utilizados para caçar.

Dei essa resposta sem esperar nada em troca, mas ela me disse então, já mais dormida ainda:

- E o cavalo do Arthur, como se chamava?

Embora a explicação fosse exatamente a mesma, parei para pensar no assunto. Quem sabe não precisava pesquisar um pouco... Ainda bem que pesquisei.

Llamrei

Esse singelo nome era nada mais e nada menos que o nome da égua do Arthur. Sim. Égua. Ele tinha uma égua, e não um cavalo.
Este nome vem do velho conto de Culhwch ac Olwen, conto este do que sobreviveram apenas duas cópias, e que faz parte dos clássicos da literatura celta. Eu falei um pouquinho só deste conto quando falei do graal, lembram? Me lembrem alguma hora de falar sobre esse conto, é bem legal.
Bom, o fato é que no conto, a égua do Arthur tem um papel importante, carregando não somente cavaleiros em combate, como também feridos e tantas outras coisas.

Segue um trechinho:

And after that Arthur went into Armorica, and with him Mabon the son of Mellt, and Gware Gwallt Euryn, to seek the two dogs of Glythmyr Ledewic. And when he had got them, he went to the West of Ireland, in search of Gwrgi Severi; and Odgar the son of Aedd king of Ireland, went with him. And thence went Arthur into the North, and captured Kyledyr Wyllt; and he went after Yskithyrwyn Benbaedd. And Mabon the son of Mellt came with the two dogs of Glythmyr Ledewic in his hand, and Drudwyn, the cub of Greid the son of Eri. And Arthur went himself to the chase, leading his own dog Cavall. And Kaw, of North Britain, mounted Arthur's mare Llamrei, and was first in the attack. Then Kaw, of North Britain, wielded a mighty axe, and absolutely daring he came valiantly up to the boar, and clave his head in twain. And Kaw took away the tusk. Now the boar was not slain by the dogs that Yspaddaden had mentioned, but by Cavall, Arthur's own dog.

" E depois Arthur foi para Armorica, e com ele Mabon filho de Mellt, e Gware Gwallt Euryn, para procurar os dois cachorros de Glythmyr Ledewic. E quando os acharam, ele foi para o oeste da Irlanda à procura de Gwrgi Severi; e Odgar filho de Aedd Rei da Irlanda, foi com ele. Depois Arthur foi para o norte, e capturou Kyledyr Wyllt; e partiu atrás de Yskithyrwyn Benbaedd. E Mabon filho de Mellt veio com os dois cachorros de Glythmyr Ledewic na sua mão, e Drudwyn, o cachorro de Greid filho de Eri. E Arthur partiu para a caçada, com seu próprio cachorro Cavall. E Kaw, da Bretanha do Norte, montou a égua de Arthur, Llamrei, e foi o primeiro a atacar. Então Kaw, of North Britain, da Bretanha do Norte, ergueu um fantástico machado, e absolutamente encorajado foi para cima do javali, e partiu a cabeça ao meio. E Kaw retirou o canino. Mas o javali não foi abatido pelos cachorros que Yspaddaden mencionou, mas por Cavall, o cachorro de Arthur. "

E não é que os cachorros tinham nome? E que Arthur tinha cachorro? Uma coisa que não posso deixar de mencionar é na sonoridade dos nomes em Welsh, neste caso céltico. Dá ótimas idéias para nomes de bichos, filhos e melhor ainda, senhas de computador.
Tem gente que acredita que Arthur teve outro cavalo de nome Hengroen, mas pelo que vi no conto, acho que é de outra pessoa...

And Sandde Bryd Angel (no one touched him with a spear in the battle of Camlan because of his beauty; all thought he was a ministering angel). And Kynwyl Sant (the third man that escaped from the battle of Camlan, and he was the last who parted from Arthur on Hengroen his horse).

" E Sandde Bryd Angel (ninguém tocou nele com a lança na batalha de Camlan por causa da sua beleza; todos acreditaram que fosse um anjo auxiliador). E Kynwyl Sant (o terceiro homem que escapou da batalha de Camlan, e o primeiro a deixar Arthur em Hengroen seu cavalo). "

Sei lá... é difícil saber. Algum palpite?

Até a semana que vem!

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do nome do Cavall :) E tem uns aí que se virarem senhas, eu nunca mais consigo acessar o serviço, hehe. E gatos? Não diz nada sobre gatos? Nem merlin tinha um gato? ahhh...
Beijos!

Pedrita disse...

é verdade, os carros ficavam com seus donos e eram usados mesmo para caça. lembro na época dos inúmeros luíses reis da frança, que apareceu o cachorro poodle. mas antes não. ah, a novela os mutantes recriou o rei arthur. o ator inclusive é um fofo e muito bonito. ele era do reino de ágata que foi dizimado e agora tenta continuar sua espécie sobrevivendo e tentando matar os reptilianos. claro né? essa novela mistura tudo. mula sem cabeça, rei arthur, dinossauro. é uma salada muito mista. o rapaz foi o único que conseguiu tirar a espada. inclusive a espada tem um treco meio bola de cristal em uma ponta que o avisa dos perigos. vou ver se acho links que falam sobre isso. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Olá adorei o seu blog!!!
amo lenda de Arthur!!!

Ah o Bernad Cornwell também usa o nome Llamrei para a égua de Arthur!.
Acredito que o Hengroen també era dele!

esse site mostra uma lista de nomes para os 'equipamentos' do rei

Arthur's Possessions

Everyone knows from Malory that Arthur received the famed sword Excalibur from the Lady of the Lake. But the stories also provide him with an array of other possessions. Below is a list of some of the most common.

His great hall -Ehangwen
His horses - Hengroen and Llamrei
His dog - Cabal (or Cafal)
His ship - Prydwen (this name is also ascribed in Geoffrey as belonging to his shield, the usage in both cases perhaps symbolic of his rulership of Britain)
His shield - Wynebgwrthucher
His dagger - Carnwennan (Carnwenhau)
His sword - Caledfwlch (Caliburn), later called Excalibur
Excalibur's scabbard - It was "heavy of gold and precious stones" and was, in Merlin's opinion, worth ten of the sword for whoever carried the scabbard would lose no blood, no matter the severity of the wound. No name is recorded as associated with the scabbard.
His spear - Rhongomyniad
His helmet - Goswhit (from Layamon's Brut)
His mantle of invisibility - Gwenn. The name is also given to his throne carpet in the Dream of Rhonabwy
A magical ring - to enable him to remember what he saw in a dream (not specifically named)


http://www.celtic-twilight.com/camelot/infopedia/a/arthur_possessions.htm

Wally disse...

@Rê: Pensa duas vezes antes de usar de senha :-)
@Pedrita: Que-horror-francamente... Já perderam o senso faz tempo, mas agora ficou pessoal! O Arthur, lutando contra alienígenas? Bom, tá certo, no Camelot 3000 já fez isso, deixa pra lá. Mas a Excalibur "Skywalker Edition" forçou demais... e ainda com uma bolinha para enxergar o futuro. Quem fazia isso era o Lion-o dos Thundercats!
@Caroll: Muito bem-vinda ao blog! Que bom que gostou, volte sempre! E você tem toda a razão, Cornwell chamou a égua de Arthur de Llamrei, tinha esquecido já... tenho que reler os livros urgente!

Pedrita disse...

hehe, mas o divertido é esse nonsense todo mesmo. viagem em cima da viagem que viaja. beijos, pedrita