Hallowhat?

Olá seguidores do Camelot! Como já sabem, neste final de semana ocorreu Halloween, o tal do dia das bruxas. O termo Halloween é na verdade uma inflexão da expressão All Hallows Eve, ou data de todos os santos (aqui conhecido como dia de finados). Coincidência ou não, por volta do 31 de Outubro os druidas celtas (ou celtas druidas?) celebravam seu Samhain, o final do verão, um dos mais importantes Sabbats (embora os sites cristãos aleguem que era uma festinha sem importância, claro). Era o fim do ano, o Reveillon deles por assim dizer. A festa oposta era o começo do verão, as festas de Beltane, exatos seis meses antes. Essas sim eram de arrebentar, ao menos é o que dona Marion Zimmer Bradley nos conta na sua saga de Avalon.

No calendário Wicca, Samhain representa Outubro, enquanto Beltane representa Maio. Não que isso tenha muito que ver com nada, mas já que estamos falando do lado pagão da coisa achei interessante mencionar. Por comentar outro fato curioso, Samhain em Galês da Irlanda é Novembro, enquanto Samhuin em Galês da Escocia é All Hallows (todos os santos).

A celebração de finados (ou todos os santos) é mérito da Igreja Catôlica: Por decisão do Papa Gregorio III a data passou do 13 de Maio para o 1 de Novembro, e posteriormente o Papa Gregorio IV declarou a data universal, ou seja celebrada no mundo todo. Daí a ter crianças mendigando doces ou aprontando, tricotar uma abóbora ou povo fantasiado de monstro há um longo caminho...

Aqui no Brasil não há comemoração de Halloween, salvo no restaurante T.G.I. Friday's e nas escolas de Inglês.

O que isso tem a ver com Camelot? Ou com Arthur? O mesmo com o periodo medieval? Nada, mas como a data é feriado e a cidade está deserta não espero que muita gente se preocupe em ler um post mais caprichoso, por assim dizer. O que posso contar sobre Arthur nesta semana é que encontrei o Merlin onde menos esperava: Na mesa de pinball Medieval Madness da Williams.

Bom final de semana, e bom feriado!
And remember your dead beloved ones!

3 comentários:

Mara Sop disse...

Hora, o Samhain tem tudo a ver com Arthur, afinal, os pagãos comemoravam o Samhain, não é?

;)

Anônimo disse...

Ah, não tem nada a ver mesmo? é tão pagão que deve ter :)

Wally disse...

É, pensando assim, até que vocês tem razão... Se acharem alguma referência que não seja dos contos de Avalon, me avisam?