Poxa... já pensaram se uma escola de samba decide usar a lenda arturiana como assunto do desfile? Eu já pensei. Na verdade, a idéia veio nesse fim de semana, porque em todos os carnavais meu senso crítico acorda para certas coisas dos desfiles. Eu sempre procuro o ponto de pivô em comum entre todas as escolas; geralmente é algum meio de transporte. Um par de anos atrás, todas as escolas falaram que "navegaram com os fenícios". Coincidência?
Enfim, a lenda arturiana é colorida o bastante como para render um ótimo desfile, porém não posso confiar nos carnavalescos no quesito exatidão histórica. Portanto, como já me disseram que eu daria um ótimo carnavalesco, abracei a causa e vou montar aqui, no blog, o desfile sobre o Rei Artur.
Comissão De Frente
Não podia ser mais óbvio... aldeões, olhando para distintos cavaleiros tentanto puxar a espada da pedra, sem conseguir. Do meio da turma de aldeões, surge uma criança, que consegue puxar a espada. Coloca a espada novamente na pedra, mais um cavaleiro tenta puxar, e novamente a criança mostra que é a escolhida. Todos reverenciam a criança, ela ergue a espada, todos se juntam, a espada volta para a pedra, e com passos coreográficos empurram a pedra para a frente, para repetir a seqüencia.
Porta-Bandeira e Mestre-Sala
Roupas medievais de gala, tecidos com desenhos de losangos em ouro e vermelho, e claro, um dragão se destacando no peitoral. Afinal, tenho que homenagear Uther Pendragon, pai do Arthur...
Alegorias
O mais apropriado para um assunto destes é desenvolver a história principal, pegar os acontecimentos mais marcantes da lenda e explorá-los em cada carro alegórico.
Em média, os desfiles de São Paulo tem 5 carros, enquanto os do Rio de Janeiro chegam até 8 carros. Minha escola não pode começar com a pretensão de desfilar no Rio logo de cara, portanto vamos assumir um desfile de São Paulo, com menos orçamento e menos tempo.
Limitado então a cinco carros, o que não posso deixar de mencionar?
Em média, os desfiles de São Paulo tem 5 carros, enquanto os do Rio de Janeiro chegam até 8 carros. Minha escola não pode começar com a pretensão de desfilar no Rio logo de cara, portanto vamos assumir um desfile de São Paulo, com menos orçamento e menos tempo.
Limitado então a cinco carros, o que não posso deixar de mencionar?
A Dama do Lago, entregando Excalibur para Merlin
Arthur Rei, casamento com Guinevere (Castelo de Camelot)
A pulada de cerca de Guinevere com Lancelot
A Távola Redonda e a Visão do Graal
A Busca do Graal, e o sucesso de Galahad (Percival dependendo a versão)
Alegoria Bônus: O Desenlace da Luta entre Arthur e Mordred, com Arthur partindo para Avalon (spoiler!!) - Esta alegoria é bem discreta, como encerramento.
Samba-Enredo
Este ponto é difícil, mas como o improviso conta, posso simplesmente lançar algumas frases soltas para passar a idéia. O resto posso fazer até o carnaval do ano que vem.
Grande exemplo governava na Britania,
terra de nobres e encantos mil
esse homem inspirava as façanhas
que até hoje podemos ouvir (Ah! Meu Deus!)
A nobreza celebrou a descoberta
do jovem que filho de rei se revelou
A espada ele libertou da rocha
feitiço, obra do Merlim recebeu (ô ô ôooo...)
A magia pede passagem na avenida
A Lenda do Rei Arthur vou contar
O Rei da Britania em Camelote (detalhe para o "e" de Camelote!)
De Cavaleiros e Espadas vou falar
Enfim, acho que deu para pegar a idéia.
Fantasias
Nada mais lógico que ter alas com cavaleiros, donzelas, as justas, e pegar carona em tudo o que se diz medieval, como bardos cantores para a bateria. Nomes como Bors, Morgana, e outros não podem ser esquecidos, e podem se encaixar nos destaques da escola, entre uma ala e outra.
Promete, não é? Bom carnaval para todos!!
6 comentários:
Amor, eu daria nota DEEEEEEEZ para todos os quesitos!
Adorei! A comissão de frente está perfeita e até com coreografia!
Eu já te disse, você seria um ótimo carnavalesco!
E para complementar, as fotos que te inspiraram são da Mocidade Alegre, que vimos no sábado!
Ah, eu ia fazer questão de sair na ala das baianas. Aliás, como estariam as baianas no seu desfile, heim???
beijão!
eu acho que seria ótimo uma escola de samba com o tema arturiano. vende a sua idéia e ganhe um dim dim. beijos, pedrita
A sua idéia é muito legal !!! Concordo com a Pedrita ! Acho que dá um bom samba !!!
Bjs
Quanta imaginação, hein rapaz? Sou capaz até de começar a gostar de carnaval se alguém tornar sua idéia real!! Seria emocionante ver de perto os personagens que gostamos tanto. Quem sabe alguma escola de samba não procure novos temas em blogs e acabe caindo por aqui... hehehehe.
Belo post!
Beijos!
Tá muito mais coerentes do que vários desfiles que passaram pelo sambódromo. hahahah. Eu apóio. Por que não pessaram antes?
Incríííível!!! Tá muito legal mesmo! Só faltou um "desde os tempo mais primórdios"!!!
O blog está muito legal, parabéns!
Abraços!
Postar um comentário