Quem lembra do post sobre o carnaval que escrevi no ano passado?
Então, eu falei primeiro. E o Arthur está cada vez mais pop. A escola de Samba Portela usou como enredo do seu desfile de 2009 o amor, e escolheu ninguém mais e ninguém menos do que o Rei Arthur para formar sua comissão de frente... Quem diria?
Esta participação especialmente medieval aparece até no samba enredo. Olha só o comecinho:
Então, eu falei primeiro. E o Arthur está cada vez mais pop. A escola de Samba Portela usou como enredo do seu desfile de 2009 o amor, e escolheu ninguém mais e ninguém menos do que o Rei Arthur para formar sua comissão de frente... Quem diria?
Esta participação especialmente medieval aparece até no samba enredo. Olha só o comecinho:
Brilha Portela! Das trevas renasce o amor...
Doze cavaleiros se uniram
Um rei a lealdade conquistou
Lendas do povo europeu
Feitiços, mistérios, magia
A lua vem beijar o astro rei
A noite se encontra com o dia
Lágrimas, nos olhos do imperador
Na Índia, o palácio da saudade
Mãe África Negra! O amor cruza o mar!
Liberdade!
Tá. África e Índia foram os badalados da vez, que quase todas as escolas falaram; e no "amor cruza o mar" temos o "naveguei" de outros anos. Sim, porque em 2006 todas as escolas tinham "naveguei" na letra, ou quase. Ano que vem devem falar dos fenícios de novo, só para matar a saudade.
Bom, de um jeito ou outro, meus parabéns aos autores do samba, Ciraninho, Wanderley Monteiro, Diogo Nogueira, L. C. Máximo e Júnior Escafura (quanta gente...), e ao carnavalesco pela idéia; vai minha gratidão por um desfile tão legal. Vai a dica: espiona meu post do ano passado. Quem sabe não curte a idéia...
Aliás, no site da Portela tem uma sinopse bem bacana do enredo. Vai o trechinho do meu interesse:
Dizem que na Idade das Trevas, quando o homem ainda vivia na obscuridade, entre as mazelas da guerra e epidemias que varriam o solo europeu, um rei deu tudo de seu. Demonstrou que o amor a seu país e à sua gente era mais importante que a própria vida. Ensinou que o homem depende da honra para atingir seus ideais e foi glorificado pelos poderes de uma espada, no silêncio dos séculos adormecida.
Diante de Sua Majestade curvaram-se doze cavaleiros que juraram eterna lealdade, defendendo o Rei e o Estado. Lendas de aventuras e heroísmo circulavam por todos os povoados, perpetuando a coragem e o estoicismo através de gerações medievais. Feitos de bravura e resignação tornaram-se uma tradição, sinônimos de verdadeiras provas de amor.
Era assim que a vida se construía. Cada degrau da escadaria guardava uma página de magia e um "quê" de bruxaria. E um feitiço impediria que a noite se encontrasse com o dia...
A comissão de frente mostrava Arthur e doze cavaleiros: o trono de onde Arthur contempla tudo vira a távola redonda, símbolo da união e igualdade. E o ator que interpretou o Arthur não foi qualquer um: O Thiago Soares é o primeiro-bailarino do Royal Ballet de Londres, e veio a convite do coreógrafo Jorge Teixeira.
Uma coisa é fato: carnaval não é para ser escrito. É para ser visto e ouvido. Por isso, encerro com um pequeno vídeo, cedido pela Globo em formato de embedded.
Meu MUITO OBRIGADO aos que fizeram este carnaval, a Marion por me ajudar caçando fotos e vídeos na internet, e a vocês por ler e voltar sempre. Aliás, curtiram o carnaval?
Até a semana que vem!
8 comentários:
Que legal! Claro que como ótima carnavalesca que sou, não vi absolutamente nada dos desfiles, mas adorei essas fantasias e que bom que pelo menos nos desfiles oficiais os temas são sérios e não debandam pra vulgaridade.
Vou ficar só nas fotos mesmo, porque o ritmo de carnaval tá longe de ser o meu ;)
Beijos!
Amor, foi uma surpresa e tanto ver o Arhur na avenida! E tudo foi feito de maneira respeitosa, como uma homenagem mesmo à história dele e de seus cavaleiros!
E nunca pensei que o Rei Arthur fosse cair no samba e ainda se sair bem! :) E o post ficou ótimo! Beijinhos!
Oi wally, olha, será que você saberia me informar de uma obra arturiana de shakespeare? Queria muito saber o nome da obra... Obrigada
me responde se possível nesse email: izabela.salazar@gmail.com
Walter,
Quem diria....Uniram carnaval e Rei Arthur. acabou dando certo e ficou muito bom, pelo que vi....
Tudo de bom!!
Tininha
Depois de ver o rei Arthur no ano três mil, não era de se surpreender de vê-lo em 2009 para um "Carnivale" antes da batalha.
Wally (se for permitido chamá-lo assim)...não postará as outras partes de CAMELOT 3000? Achei interessante.
abraços
Quanto comentário! Vamos lá:
@ Renata: É, foi ótimo ver que não apelaram, que não caíram na baixaria. Para isso basta o idiota do Allan Massie e sua visão deturpada do Arthur...
@ Marion: Se o post ficou legal, grande parte do mérito é seu por caçar as coisas. Obrigado Amor!
@ Bela: Shakespeare não foi autor de nenhuma obra arturiana, porém tem um texto que foi falsamente atribuído a ele; o "The Birth of Merlin", de 1662. Detalhe que Shakespeare morreu antes...
@ Tininha: Ficou mesmo!
@ Arthur: Provavelmente não repita o assunto até terminar de ler; ainda assim, se tiver interesse no gibi é facinho de achar na internet. Mas valeu pelo comentário! Vou preparar um update do HQ em algum momento. Stay Tuned!
Perdão por invadir seu blogger, mas me chamou a atenção o posto sobre o carnaval. Eu achei linda a Portel. A comissão de frente ficou fabulosa e seu post também. Parabéns!
Legal que gostou do post! Tá invadindo nada, fica a vontade para fuçar. É por isso que esta na internet, afinal...
Postar um comentário