Te conheço de onde?

Eis que estava no cinema, assistindo o novo filme do Sherlock Holmes, e aparece um rosto familiar. Eu olhei para a cara do sujeito, um ator em um papel secundário, e disse para mim mesmo que esse cara era o Mordred. Eu sabia não apenas que ele esteve em um filme arturiano, tinha também a certeza do papel... mas sem chance de lembrar de qual filme.

Hoje lembrei disso por acaso, e fui atrás do nome do ator para confirmar minha impressão. De fato, o ator era Hans Matheson, figura conhecida de vários filmes de época (talvez pelo traço clássico no rosto), e interpretou Mordred no filme das Brumas de Avalon. Bingo. Ainda aparece no filme Nero, e no seriado The Tudors.

Nesse sentido, é interessante descobrir como atores bem conhecidos apareceram em filmes arturianos. Olha só alguns casos curiosos:

Sem sair ainda do "Brumas, encontramos a Samantha Matis no papel de Guinevere. Ela já apareceu no seriado Lost, em Grey's Anatomy e no House; falando em filmes, a mocinha apareceu em fitas tão variadas como Broken Arrow (um filme de ação com John Travolta) até no filme do Mario Bros.

Também do Brumas, encontramos o senhor Michael Byrne, quem esteve também no épico Braveheart (conhecido no Brasil como Coração Valente, aquele do Mel Gibson pintado de azul). Entre os dados curiosos da carreira de Byrne, ele interpretou um nazista no Indiana Jones e a última cruzada, e um judeu sobrevivente do holocausto no O Pupilo (aliás, filmão...)

Forçando mais a barra ainda, o Gorlois do Brumas de Avalon foi interpretado por Clive Russell... que também esteve no Sherlock Holmes! Neste novo filme interpreta o capitão Tanner. Esse me passou batido, acabei de descobrir. Não bastasse isso tudo (1), faz o papel do pai do Lancelot no filme King Arthur de 2004. Não bastasse isso tudo (2), fez o papel de Bayard em um episódio do seriado Merlin. Mas não só de fitas de época vive uma pessoa; só por dar um exemplo bem gritante, apareceu em um episódio do seriado "Secret Diary of a Call Girl", que para quem não conhece e a versão original, estrangeira e bem feita da Bruna Surfistinha. O pior é que por ter colocado o nome dela no blog vão cair um monte de "visitas" no blog buscando outra coisa...

Então, esse é meu recado: Cada vez que vejam um filme e pensem em ter visto um determinado ator ou atriz em outro papel, com certeza viram. É só procurar que descobrem... Todos os dados acima vieram do IMDB, que recomendo para quem não conhece. Tem um ótimo mecanismo de busca, e funciona com nomes de filmes, de atores e até de personagens.

Bom fim de semana e até o próximo post!

5 comentários:

Mara Sop disse...

Eu sou excelente fisionomista, bato o olho no ator e lembro exatamente que filme e que papel ele fez, rsrs... Meu marido costuma me perguntar tudo que tem duvidas sobre cinema e series de tv, pq sabe que seu eu vi, basta uma cena pra eu dizer o nome do filme, do ator e se bobear do diretor, hahahaha...

Incrivel como a gente se apega a detalhes tão bobos, né?

Eu gosto bastante desse ator, e vi todos os filmes e series que vc citou. Pena que ele não tenha tido a sorte de ter mais destaque em Hollywood.

=D

P.S. Juliana Marguiles, a Morgana fez E.R. bem no inicio, e agora está fazendo uma outra serie chamada de GooWhife. E a Angelica Huston fez diversas participações em Medium.

;)

Mara Sop disse...

Esqueci de dizer que o Michael Vartan, o Lancelot, já pegou a Jeniffer Garner (atual Ben Affleck) tanto nas telinhas (Alias) quanto na vida real.

=D

Renata disse...

Eu perco o sono tentando lembrar nome e papéis dos atores. O mais engraçado foi quando assisti Closer pela 1a vez e tinha certeza que tinha visto o Clive Owen em algum filme (na época nem sabia o nome dele). Não lembrei de jeito nenhum que filme era, aí depois assisti o filme de novo mas dessa vez com o Gabriel, e na 1a cena ele já falou "olha, o Rei Arthur!"... Ah, e eu sempre confundi o Adam Sandler com o Ben Stiller... sei que não tem nada a ver, mas tenho 2 amigas que tbm confundem então acho que não sou tão louca :)
Mas fico felizona quando vejo um ator e sei de onde o conheço, hehe!
(e tbm quero assistir o filme do Sherlock, inclusive tô lendo uns contos dele no momento)
Beijos!

Marion disse...

Rê, você não é louca não. Eu também acho que o Ben Stiller e o Adam Sandler são o MESMO ator. Vivo trocando o nome deles!

Assista Sherlock, vai amar! Aliás, preciso postar sobre o filme!

Amor, que bom que o IMDB existe para nos livrar de momentos de angústia como estes, quando a gente não lembra onde viu tal ator!

Beijos

Wally disse...

@ Mara: Eu tenho uma certa memória, mas o que nunca lembro são os nomes.. aí é que entra o IMDB para tirar a fina e ver de onde mesmo vi um determinado rosto. E sim, lembro bem da doutora Morgana do E.R.!
O Alias foi um seriado que vi bem pouco... só vi um ou outro solto, quando estava viajando a trabalho e tinha cabo no hotel.
@ Rê: Agora que temos internet é bem mais fácil, né? Como disse acima, lembro os rostos mas não os nomes, mas é por pura falta de atenção (ou pelo fato de que os atores "mudam" de nome a cada personagem, hehe!)
@ Marion: Eu ia comentar exatamente isso!! Tuas confusões entre o Ben Affleck, Ben Stiller, Adam Sandler... o único que vc não confunde dessa leva de atores é o Matt Damon, por que será? Hein? Hein? heehe!!!

Obrigado pelos comentários!!!