Internet, A Nova Alexandria

As vezes penso na internet como uma versão moderna e revisitada a Biblioteca de Alexandria. Para quem não lembra das aulas de História ou por umas e outras nunca ouviu falar, a Biblioteca de Alexandria foi o maior acervo de conhecimento da humanidade no mundo antigo, iniciada provavelmente por Ptolomeu uns 3 séculos a.C e destruída em 646 d.C na invasão árabe ao Egito. Contam os textos antigos que o acervo tinha mais de 600.000 papiros, mas outros cálculos rezam mais de 1 milhão de papiros. Todo esse conhecimento reunido em um só lugar, um hub de cultura dedicado à literatura e ciências. Só a idéia de um lugar assim é de arrepiar.

Penso na internet dessa forma, como um acervo gigantesco de conhecimento, parte ao alcance de nossas pesquisas e procuras, parte oculto por não conhecer o endereço, o idioma, ou mesmo não saber exatamente o que se procura.

Em 1996, um grupo sem fins de lucro (hoje chamados de ONGs) se associou para reunir um acervo de informações, e com ajuda de outros grupos e organizações criaram o www.archive.org. Este site reúne conteúdo que dificilmente encontraríamos de outra forma, especialmente livros bem antigos escaneados por parceiros como MSN, Yahoo e outros. É de uma série de livros que quero comentar hoje, disponíveis no archive.org para livre download.

Quero falar para vocês de uma série de livros sobre a lenda arturiana, escritos por Howard Pyle (1853-1911). É claro que não li os livros ainda, pelo menos não mais do que algumas páginas para poder escrever, mas estão na lista cada vez maior de pendentes para ler. Pyle escrevia livros como atividade paralela a sua real vocação; foi um dos ilustradores mais importantes da sua época, e seus livros eram a forma de dar nexo às imagens, de criar uma história entre um desenho e outro. Estes livros são ricamente ilustrados, e mesmo quem não conhece Inglês tem a oportunidade de apreciar ilustrações muito elaboradas, e ver como era diferente publicar livros nessa época. Pyle faleceu um ano depois de concluir seu último livro desta saga, mas nem de perto foi o único trabalho literário dele. No arquive.org consta uma lista enorme de títulos no seu nome, entre eles as aventuras de Robin Hood.

Deixo aqui o nome dos livros e o link para a página no arquive.org, onde está disponível para download nos mais diversos formatos, entre eles alguns de palmtop e similares:

The story of King Arthur and his knights (1903)

The story of the champions of the Round table (1905)


The story of Sir Launcelot and his companions (1907)

The story of the Grail and the passing of Arthur (1910)

Até poderia comentar sobre os livros, mas tenho uma proposta mais interessante. Usem os links acima, e baixem qualquer um dos livros em PDF. A sensação de redescobrir um livro tão antigo é tão particular e única que não posso nem quero tirar esse prazer de vocês. Ver como era a escrita, a impressão, a riqueza das ilustrações. E não percam os comentários do autor e editores nas contracapas, são bem interessantes e refletem o estilo de uma época bem distante da nossa.

Não, o post de hoje não vai ter ilustrações. Quem quer uma, procure por ela!

Até a semana que vem!

Nenhum comentário: