Lendas, hoje!

Estava eu vendo o jogo da Alemanha e a Inglaterra, e me veio uma lembrança à mente.

Desde antes do século 12 a lenda do Arthur disse que ele retornaria quando sua amada Britania mais precisasse dele; então me veio a pergunta. Com a Alemanha ganhando de 2 a 0, Inglaterra faz um gol, depois mais um, mas perae, o juiz não marcou. Bate o desespero nos ingleses. Alemanha entra no segundo tempo e faz mais dois. Aí a TV mostra estes caras:



E digo eu, cadê o Arthur quando eles mais precisavam do seu líder? hein?

Lendas são divertidas por isso... é muito bacana trazer a interpretação atual a essas lendas antigas, e ver como encaixariam se todas virassem realidade nos nossos dias.

Falando em como as lendas seriam hoje, tem um HQ online muito legal, o Happle Tea. Neste HQ o autor faz humor sobre lendas, mitologia, contos urbanos, seres mitologicos e por aí vai; desde o dia que encontrei esse comic que entrou para meu RSS, e vejo cada tirinha nova. Recomendo para todos os que gostam de história, tem algumas coisas hilárias. É claro que ele falou do Arthur em uma das tirinhas, foi nessa aqui.

Pelo resto, estão assistindo os jogos? Torcendo muito? Vamos que ainda tem bastante jogo por aí!

Até o próximo post!

Esportes!

É, nesse mês todo mundo fala da Copa do Mundo de Futebol, mas... O que será que nossos heróis jogavam?

Gooooooollllll!!!!!!!!!

Claro, os famosos torneios de cavaleiros! Tanto é que foi em um desses torneios que o jovem Artur foi revelado herdeiro do trono da Britania. Mas, como funcionavam esses torneios?

As descrições que encontramos nos textos arturianos são um tanto quanto confusas, mas em linhas gerais, tinham dois lados se enfrentando. A descrição que vemos nos livros não bate muito com a que temos hoje, de dois cavaleiros correndo um contra o outro com as lanças em riste. Já que estamos falando disso, o riste é uma extensão ou melhor dizendo uma peça rebitada no peitoral da armadura, onde se encaixava a lança. Mais detalhes aqui.

Como vinha falando, nos textos de Malory os torneios eram uma bagunça. Era uma batalha campal, com um lado defendendo e outro atacando, e invariavelmente o lado onde estivesse o Lancelot ganhava. Pena do resto, né? Não devia ter muita graça.

Vocês sabiam que estes torneios de cavaleiros, como vemos nos seriados e filmes, acontecem ainda hoje? Tudo bem, de forma teatral, mas ainda existem. E acho que o maior deles é o Kaltenberger Ritterturnier na Alemanha, que este ano será do 9 ao 25 de Julho.

Tudo começou quase 40 anos atrás quando Luitpold, príncipe da Bavaria e bisneto do grande rei da Bavaria o Ludwig III, foi para Inglaterra e viu um torneio de cavaleiros. E disse para sim mesmo que queria fazer a mesma coisa na Alemanha; assim, chamou os cavaleiros ingleses e mais uma turma na Alemanha para fazer o torneio. O local escolhido foi castelo de Kaltenberg, datado de 1292, no meio de um denso bosque celta.

Este torneio cresce cada vez mais a cada ano que passa. Hoje inclui eventos diurnos e noturnos, com bandas que tocam melodias medievais, reproduções da vida nessa época, e os torneios, que são particularmente realistas. Violentos, até. É inacreditável como esses caras se batem para valer. Depois passem no site para ver alguns vídeos.

Para que tenham uma idéia de como o negócio é sério, os cavalos são treinados todos os dias por no mínimo dois anos antes de ir ao público. Estes cavalos são verdadeiros artistas de cinema, e com certeza já os viram mesmo sem saber que eram de Kaltenberger. Nas costas destes cavalos já montaram Salma Hayek (Bandidas), Matt Damon e Heath Ledger (Coração de Cavaleiro), Milla Jovovich (Joan D'Arc), e participaram dos seriados Merlin e As Brumas de Avalon, entre outras produções. São verdadeiros cavalos épicos, furiosos e temíveis cavalos de guerra.

Não vou contar mais nada. Vão agora ao site e se divirtam!

http://www.ritterturnier.de/

Até o próximo post!

Algo no horizonte

Ah... o nosso Arthur, na boca de todos novamente. O entusiasmo me invade, como uma febre queimando. A sensação de que alguma coisa grande está para acontecer.

Sim, vem coisas novas, das quais sabemos pouco, mas a antecipação é muita. Vamos colocar ordem nos poucos fatos que encontramos na internet, e com a ajuda de vocês provavelmente encontremos mais algumas coisas.

Primeiro, filmes. Acontece que o Guy Ritchie (diretor do Sherlock Holmes com o Robert Iron Downey Jr.) foi convidado a dirigir um longa chamado Excalibur. Este filme é idéia do Warren Ellis, quem já trabalhou na Marvel produzindo uma série de HQ também chamada de Excalibur. Tudo bem, o HQ era sobre mutantes dos X-Men que formavam um grupo chamado Excalibur, e cujo líder era o Capitão Britain. Mas... o filme não é sobre mutantes. A idéia por trás do filme é o encontro dos cavaleiros, e como eles foram parar na távola redonda.

Não sei muito se devo / posso acreditar, já que a fonte são os sites de fofoca artística, mas até aí sempre tem uma pontinha de verdade. O que sabemos ao certo é que Mr. Ritchie anda ocupado com o segundo filme do Sherlock, portanto tem outras coisas na cabeça no momento, e este projeto não deve sair tão cedo. Por enquanto, quem segura a idéia é a Warner.

Falando em Warner, parece que estão com uma febre arturiana, já que planejam bancar também uma refilmagem do sensacional "Excalibur" de 1981, que comentei quase um ano atrás.
Aqui que as informações ficam confusas. As diferentes publicações na internet (entre Agosto e Dezembro de 2009) falam do Brian Singer como diretor convidado para uma refilmagem do Excalibur de 1981, e colocam o Warren Ellis como autor. Já notícias mais novas (por volta de Março deste ano) falam do Guy Ritchie, e que não teria relação com o filme de 81. Então, a pergunta é se a Warner de fato está metendo a cara em dois filmes arturianos, ou se é tudo fofoca confusa... Só com o tempo e notícias oficiais da Warner que saberemos o que está rolando de fato.

Mas ainda assim, temos outras novidades para ficar ansiosos. Pela primeira vez um canal americano vai produzir conteúdo para TV sobre a lenda arturiana; o canal / produtora Starz não só deu luz verde para o projeto, como soltou alguns nomes dos atores que participarão da minisérie. Esta produção tem por nome "Camelot", e terá dez episódios. O bom dos seriados curtos é que geralmente podem se preocupar mais com o resultado, sem muita enrolação para fazer os 24 episódios de praxe de qualquer seriado convencional. Podemos esperar novidades ainda, mas está previsto para chegar às TVs na primeira metade de 2011. Vão alguns nomes para ficar animados:

- A produção ficou nas mãos de Graham King (The Young Victoria, Gangs of New York, The Aviator), e como se fosse pouco ainda tem o Morgan O'Sullivan e o Michael Hirst, ambos produtores do "The Tudors".
- A linha narrativa do seriado pega o texto de Malory, considerado sem dúvidas "A" referência sobre o periodo romântico das lendas arturianas. Romântica no sentido medieval da coisa, escrever romances, ok? Eu ainda gosto mais do Chrétien de Troyes como romancista, mas gostos são gostos!

- Eva Green no elenco. Isso já é motivo para assistir. Esses olhos fulminantes no "Cruzada" são inesquecíveis. Aliás, ela fará o papel de Morgana... Feiticeira com essa estampa é um perigo por sí só. Lembram?


- Mais elenco: o Joseph Fiennes fará o Merlin. Para quem não sacou quem ele é pelo nome, é o protagonista do agora extinto seriado Flashforward, e vimos ele no "Shakespeare Apaixonado" e "Elizabeth". A ficha é boa.

- Os papéis do Arthur e a Gui, numa visão bem jovem da coisa, ficaram nas mãos de Jamie Campbell Bower e Tamsin Egerton, respectivamente. A cara do Jamie não me diz nada, mas já esteve em "Crepúsculo" no papel de Caius, e no "Harry Potter and The Deathly Hallows" como Gellert (Geraldo) Grindelwald. Já a Tamsin fez teatro, alguns filmes e TV; entre os filmes fez o papel de Katrina no Eragon. Lembram dela? Não. Ninguém lembra, porque as cenas dela foram cortadas da produção final. Mas, ela fez o papel da jovem Morgana em Brumas de Avalon; sim, era ela a menininha aos prantos quando separou do Arthur, ambos cheios de tranzinhas. Não que isso tenha muito a ver, mas todas as fotos dela na internet mostram que tem um cabelão de donzela medieval :-)

- O seriado será produzido na Irlanda, onde HBO produz "The Tudors", e onde a mesma HBO está produzindo atualmente "Game of Thrones". Palco tem, só tem que ver se vai rolar reciclagem de cenários... de figurinos com certeza vai ter. Vamos prestar atenção nos figurantes!

- O projeto é ambicioso. Nas palavras do Graham King, "o canal quer produzir seriados com qualidade de cinema para a TV", e "quer contar a lenda universal de Camelot em escala global". Espero que consiga sem deturpar muito. A Morgana é uma das deturpações que vou deixar passar, afinal Morgana não era bonita... Dessa vez passa.

Contei básicamente tudo ou mais do que se sabe por enquanto, mas quem quiser pode ler da fonte neste link.

Finalmente, e mais perto do que todo o que escrevi acima, temos a terceira temporada do seriado "Merlin", que começou as filmagens em Março. Há muita especulação sobre os rumos da história no seriado; as perguntas mais recorrentes são se Morgana vai voltar (tomara!), se o Uther vai morrer, e se o Arthur vai ter coragem de pegar a Gui. É, coragem.

Se espera que o seriado volte para as telas em Setembro, já que foi em Setembro de 2009 que estreiou a segunda temporada; mesmo assim não tem data confirmada por enquanto.

Ansiosos? Ansiosas? Eu com certeza estou.

Até o próximo post!