Sete Eras da Bretanha

É! Faltou post no domingo mas como é feriado podemos manter a agenda!

Mais uma vez a BBC nos leva da mão para conhecer a história da Bretanha, coisa que para quem curte as lendas arturianas é quase que obrigatório. É através da história que chegamos a entender o pensamento da época, os costumes, e em conseqüência as as atitudes dos personagens perante as situações que enfrentam nos contos.

A nova série tem por nome "Seven Ages of Britain", e mostra em 7 episódios a história da ilha da Inglaterra, desde os começos com a invasão romana até os dias de hoje. É inevitável a comparação com o "A History of Britain", produzido quase 10 anos atrás também pela BBC. Comentei esse documentário aqui, para quem não lembra.

Não que tenha alguma coisa a ver com nada, mas a BBC fez um outro documentário chamado "Seven Ages of Rock", que contava a história do Rock desde os Beatles até Oasis. Pelo jeito é uma tendência que querem seguir, fazendo 7 episódios cronolôgicos sobre assuntos variados. Veremos o que vem pela frente.

"Tá olhando o quê? É só uma lembrancinha!"

Mas, voltando ao que nos remete neste post, os episódios são divididos por épocas, e no primeiro episódio vamos da invasão romana até a conquista normanda. Desta vez temos como host o Sr. David Dimbleby, um velho conhecido da BBC. Podemos compará-lo aos apresentadores mais velhos da Globo, que trabalharam a vida inteira na TV e hoje se dedicam a documentários (sim, vocês sabem de QUEM estou falando).

A ótica desta série é contar a história da Bretanha através da sua arte; assim, o David viaja de um canto para o outro caçando estas obras. Ainda não assisti a série, mas pelos resumos da BBC sei que vou gostar, e lembrar muito de tantas histórias que já li. Afinal, todos esses grandes autores de ontem e de hoje foram inspirados por esse contexto, por esse mundo à volta deles, rodeado de arte e cultura tão diferente à nossa.

Para mais detalhes desta série, visitem o site da BBC com a relação dos programas aqui.

Alguém de vocês já assistiu?

Até o próximo post!

Nenhum comentário: