Não é falsa, é réplica...

Alguns dias atrás estava falando com a Marion, e lembrei deste post:


Tudo começou com um comentário meu sobre o seriado Merlin, que em sua quarta e mais nova temporada tomou coragem e está matando personagens importantes. Aí, como quem não quer nada, soltei um comentário, mais ou menos assim:

- Podiam aproveitar e matar a Guinevere, falando que era a falsa Guinevere.. bom não digo matar, só trocar mesmo.
- Ah, não seja mau, coitada..
- Não é maldade, tinha uma falsa Guinevere mesmo.
- Como assim? Falsa Guinevere?
- Claro, na lenda tinha uma falsa Guinevere, que substituiu a verdadeira uns tempos.. Eu postei disso, não lembra?

Lógico que ela não lembra. Eu mesmo esqueço às vezes! Bom, eu tinha pensando em escrever um post mais completo sobre o assunto, mas o primeiro que escrevi é bem completo e conta a história direitinho. Se ficaram curiosos, podem clicar no link acima e relembrar de onde saiu a outra Guinevere.

Mas, como internet é uma coisa mutante, toda hora aparecem novidades. Assim, descobri este link, com um comparativo entre alguns manuscritos, específicamente em relação ao trecho da falsa Guinevere; é interessante comparar as versões, e pensar o que levou os escritores destes manuscritos a mudar uma parte o outra. Foi decisão deles? Escreveram da sua memoria, ou receberam instruções sobre o que escrever? E as ilustrações, com qual critério escolheram desenhar uma cena ou outra?

Pensem nessas perguntas, e se divirtam mergulhando neste comparativo.


Até o próximo post!

2 comentários:

Mara Sop disse...

Uia, e não é que fui lá no link reler o post e vi que me lembrava muito pouco dele!
Será que to ficando velha, será? o.O

Nossa, o Merlim já ta na 4a temporada? E eu achando que deveria estar apenas na 2a... Preciso baixar pra assistir... Só vi Camelot, e acabei esquecendo de procurar Merlim pra baixar...

Tava com saudades de posts falando mais sobre a historia das lendas... Adoro isso!

beijocas

Wally disse...

@Mara, eu também estou com saudades dos meus posts. Tenho que me obrigar a blogar, e lógico, a ler! Quando revejo posts antigos (ou nem tanto, como o da Guinevere) vejo como a lenda é rica, e como tem coisa para contar. Lancei um desafio para mim mesmo, mas por enquanto só a Marion está sabendo o que é. É surpresa..

Obrigado pela visita!