Eu também quero!

Na semana passada a BBC2 de Wales passou um curto documentário "on-the-road" com os protagonistas do seriado "Merlin", o Colin Morgan e o Bradley James. A idéia por trás deste programa foi colocar os atores em um carro, e procurar por fatos sobre os verdadeiros Arthur e Merlin; em resumidas contas, eles viajaram por Wales encontrando pessoas que pudessem contar sobre os lugares onde supostamente Arthur e Merlim viveram de fato.

O passeio deles começa com os dois fazendo café da manhã. O Colin se mostra muito empolgado, e um verdadeiro conhecedor da lenda, rodeado de livros e mapas, enquanto o Bradley não parece saber nada sobre seu personagem, mas curioso para ver no que vai dar o passeio. É bem engraçado o momento em que começam a estudar o mapa, totalmente perdidos sobre a distância que vão fazer, e o caminho que tem que seguir.

- Deveríamos ir a cavalo, para ficar mais real...
- Hein?

O primeiro destino deles foi uma livraria que reúne a maior coleção de livros arturianos concentrados em apenas uma sala. Imaginem, mais de 20.000 livros em um único quarto, catalogados por nomes como Camelot, Excalibur, etc... Acho que poderia morar em um lugar assim, pesquisando entre livros, comparando o texto, buscando cada nuance das histórias. Somente me falta aprender galês, afinal boa parte dos textos são cópia dos manuscritos, nada traduzido para tempos mais modernos. Vantagem de quem já mora em Wales, né?

Os atores demoraram demais para chegar e nem conseguiram entrar na livraria, mas encontraram com o responsável por ela e trocaram uma idéia no hall de um famoso teatro. Foi através dele que conheceram os textos do Nennius, do Gildas, e outros textos antigos sobre o Arthur histórico, e quais os lugares prováveis onde teriam acontecido as histórias.

Assim, foram para Camlann, onde foi a última batalha de Arthur. É interessante notar que romanticamente sempre entendemos que Arthur e Mordred se mataram nessa batalha, mas o texto mais antigo a falar sobre este lugar diz somente que houve "a batalha de Camlann, onde Arthur e Mordred morreram". Quer dizer, quem sabe eles não lutaram do mesmo lado? Coisas como essa fazem a história cada vez mais fascinante.

Foram também para outra cidade de nome impronunciável, dessas que começam com WY e terminam com CYCH. Pela dica do livreiro, esse seria o lugar onde Arthur passou sua infância junto com o Kay, filho de Sir Ector. Cada lugar pelo que passam é uma paisagem deslumbrante, uma beleza natural única. É fácil imaginar cavaleiros, batalhas e castelos em cada morro, em cada encosta.

Finalmente eles foram bem ao sul da ilha, para conhecer as ruinas de um antigo anfiteatro romano, que com o tempo ficou conhecido como "a távola redonda". O fato é que nunca encontraram mesa nenhuma no lugar, mas a lenda fica :-)

Vai uma canja:





Foi bem legal de assistir, e me fez pensar muito sobre minha idéia do livro que quero escrever em algum momento. Como alguns já sabem, quero viajar para as terras do Arthur e conhecer lugares, alguns mais turísticos e outros nem tanto; quero ver Glastonbury, Stonehenge, Tintagel, e tantos outros lugares. Como falam os fãs de qualquer coisa, "quero respirar o mesmo ar que o Arthur respirou", hehe...

Agora é juntar a vontade com a oportunidade. Quem sabe nem falta tanto assim para fazer isso. Vocês gostariam de um livro com minha história por lá? Com meu jeito de escrever?

Até a semana que vem!

4 comentários:

Marion disse...

Eu quero fazer parte deste livro, viajando ao lado do autor, viu?
E claro que vou me deliciar lendo o livro!

Beijos

Mara Sop disse...

Wow!!! Quero a minha copia autografada, ta?

Nossa, quase morri com os 20 mil livros arturianos da biblioteca! Agora quero ir la pra fuçar todos, hahaha... Sou bem capas de aprender gales só pra poder folhear e entender alguma coisa, hahahaha

Tb sou louca pra conhecer todos os lugares que vc citou, entre muitos outros...

Quero muito ver esse documentario, embora nunca tenha assistido a serie Merlim.

beijocas

Anônimo disse...

Ainda estou procurando a legenda do documentário... depois, é só achar tempo pra assistir, rs!
Quanto ao seu livro... demorou já!!!!! :)
Beijos!

Wally disse...

@ Marion: Se tudo der certo, vamos viajar juntos sim! Estamos cheios de planos ultimamente, não é?

@ Mara: Pode deixar, faço questão de autografar tua cópia do livro! Quer escrever o prefácio? Ia ficar legal :-)

@ Rê: No fim assistiu, ou está procurando a legenda ainda? Não deixa a falta de legenda te atrapalhar, manda ver assim mesmo!!